Localizada numa zona verde a 5 minutos da praia, a Casa CFR repousa na extremidade de um vasto pinhal com reduzida ocupação humana. Esta habitação foi imaginada como resposta ao paradigma da vida moderna, onde a envolvente fornece o cenário natural ideal.
Procurou-se capitalizar a beleza da envolvente em relação a um interior simples e elegante, de linhas assumidamente modernas. Deste modo, adotou-se o princípio de design japonês Shakkei que consiste na apropriação da paisagem envolvente onde as vistas distantes são incorporadas no cenário do jardim e se tornam parte do design. A intenção é criar um espaço resplandecente à semelhança do meio ambiente, capturando a natureza viva e enfatizando as vistas exteriores.
Totalmente sintonizada com a envolvente, a Casa CFR foi desenhada priorizando elementos como a direção do vento e o posicionamento solar, introduzindo uma série de controlos ambientais passivos no programa que permitiram a criação de um projeto sustentável.
A simplicidade interior destaca-se quando as firmes linhas contemporâneas e os elementos estruturais ousados se juntam para criar um elegante design. Deste modo, criou-se uma abordagem holística de modo a obter uma união intrínseca entre a arquitetura, design de interiores e o paisagismo. Este procedimento reflete a cuidada escolha dos materiais que conferem à Casa CFR uma qualidade estética inegável.
A entrada conduz até às zonas comuns que revelam um sistema de janelas de vidro totalmente retráteis do chão ao teto, onde a vegetação exterior do jardim e a vista emprestada do pinhal fazem parte dos refinados espaços interiores da casa. Os espaços privados, residem no volume superior que abriga os quartos dispondo de um carácter mais ocluso.
A Casa CFR disfruta assim de uma sensação surpreendentemente natural, onde parcelas plantadas de espaços verdes são colocadas estrategicamente enfatizando o motivo naturalista estabelecido dentro da propriedade.