Este projeto surgiu da vontade de desenvolver um projeto simples e confortável que atendesse às necessidades do mercado, respeitando a vida contemporânea e os custos associados à sua implementação.
Situado nos arredores de Cascais numa zona composta maioritariamente por unidades residenciais propôs-se a criação de 5 habitações que pretendem tirar partido deste cenário sóbrio. O ponto de partida foi criar uma pureza volumétrica, um volume compacto e monocromático que explorasse a extensão do local.
Propôs-se uma casa informal, fluida e de ambiente familiar que permite desfrutar dos espaços exteriores e interiores explorando as suas múltiplas inter-relações. Como resultado, optou-se por colocar todas as circulações do lado norte, com o intuito de maximizar a orientação a sul, permitindo que a luz se propague por todos os espaços da casa.
As principais áreas socias estão localizadas no piso térreo, onde várias alturas enfatizam diferentes ambientes contribuindo para uma simplicidade de design e materiais que tem como objetivo alcançar a versatilidade espacial. A escada que liga ao piso superior, onde se encontra o programa mais privado, caracteriza-se por ser um elemento transparente que assume uma materialidade distinta, tornando-se quase impercetível.
Prevê-se que estas habitações sejam catalisadoras de uma nova dinâmica, promovendo uma flexibilidade de espaços e garantindo a tranquilidade e o bem-estar de quem as habita.